segunda-feira, 14 de junho de 2010

ANIMAIS

Cinomose – Os Animais

Posted On Friday, January 22nd, 2010

Comments Dropped no responses

Cinomose é uma doença muito contagiosa que atinge animais silvestres e todas as raças de cães. É importante tomar os principais cuidados com seu cão com relação à estar doença que é a mais contagiosa entre os cães. Um ser humano pode até carregar o vírus da cinomose (que não se manifesta em seres humanos) e posteriormente passar a um animal saudável. Por essa razão é importante deixar o seu cão sempre devidamente vacinado.

Os principais sintomas são: febre, secresão, anorexia, desidratação, diarréia e vômito, além de dificuldade respiratória. O tratamento é feito normalmente com Ribavirin e Vitamina A, elementos usados para combater outros vírus da mesma família.

Aconselhamos a leitura do site da WSPA onde há muito material que ajuda não só a quem quer o melhor para o seu cãozinho e se prevenir contra a cinomose mas assim como quem quer o melhor para todos os animais em geral.

Vários animais estão entre as vítimas do terremoto no Haiti

Posted On Monday, January 18th, 2010

Comments Dropped no responses

Pessoas de vários países se uniram para ajudar da maneira que podem.
Os animais, que foram vítimas dessa tragédia, também necessitam de ajuda, por isso, grupos para proteção animal estão se unindo para socorrê-los. A WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) e o IFAW irão trabalhar juntos para ajudar os animais do Haiti.
As equipes das ONGs irão trabalhar com uma clínica doada pela Sociedade Humanitária de Antigua e Barbuda.

Ursos polares deverão ganhar a maior área protegida do planeta.

Posted On Friday, January 15th, 2010

Comments Dropped no responses

Isto equivale a 50 mil campos de futebol na terra, mar e gelo, mas ainda não é certo. Só falta saber se a indústria de petróleo não ganha do Alasca.
Na quinta-feira (07/01) o departamento do interior fez uma proposta para a classificação de mais de 50 hectares de terra, gelo e mar ao longo do Alasca, que é o habitat fundamental para decrescer a população dos ursos. Esta área é a maior de todas, considerada como habitat protegido de qualquer outra espécie, abrangendo ambas as populações de ursos polares que existem nas águas territoriais dos E.U.A ou em solo.

Dizem que a população dos ursos estava prestes a ser reduzida devido ao desaparecimento do gelo decorrente do aquecimento global.
Os responsáveis do Alasca contestam que as proteções federais que incidem os ursos polares, segundo eles, são uma ameaça à indústria de petróleo e à economia estadual.

Estão sendo contestadas também pelas organizações de defesa do ambiente. Em 2009, quando foi classificado que o urso polar é uma espécie ameaçada de extinção, não designou o termo ‘habitat’ conforme a lei determina. Então, os grupos de defesa do ambiente os processaram, e o anúncio do dia 07 de janeiro constituiu uma parte do acordo sobre o caso mencionado.
Sobre a proposta de lei sobre o habitat dos ursos polares vai ter um período de 60 dias, para que o público possa se pronunciar. A lei deverá ser obrigatoriamente publicada em até 20 de Junho.

II – Animais mais ameaçados de extinção

Posted On Thursday, January 14th, 2010

Comments Dropped no responses

6. Atum Azul:
Um dos principais ingredientes para um bom sushi. O Atum se encontra nos Oceanos Atlântico e Mediterrâneo, porém a pesca está se tornando extinta. Segundo os cientistas, se proibirem temporariamente a pesca desta espécie de atum, iria ajudar a população dos peixes a voltar em equilíbrio.

7. Gorila das Montanhas:
Os gorilas estão arriscados a desaparecer daqui a dez anos. Existem apenas 720 destes animais vivendo nas florestas da África, outros 200 no Parque Nacional de Viruga (Onde tem uma vasta área de preservação de gorilas desta espécie)

8. Borboleta Monarca:
As extremas temperaturas são a principal ameaça destas borboletas, que todo ano passam pelos Estados Unidos em busca de calor no México.
Vivem em florestas de pinheiros, cuja área está ameaçada cada vez mais pelo aquiecimento global e crescimento urbano.

9. Rinoceronte de Java:
Os rinocerontes em seu habitat natural, existem apenas 60. É utilizado na medicina tradicional asiática, podendo ser caçado também por predadores. Com o aumento das plantações, tem acabado com as florestas onde são abrigados esta espécie. Em dezembro de 2009 os pesquisadores usaram cães de raça para achar os rinocerontes no Vietnã; este país antes era o habitat dos rinocerontes, onde ficam abrigados 12 até hoje.

10. Panda:
Sobraram apenas 1,6 mil pandas na natureza. Os pandas vivem nas florestas da China, onde está ameaçadas cada vez mais pelo crecimento das cidades chinesas. Há mais de 20 áreas de proteção ambiental neste país para proteção dos pandas. Hoje vivem metade dos pandas em zoológicos ou em áreas protegidas.

Foi divulgado os animais mais ameaçados de extinção

Posted On Wednesday, January 13th, 2010

Comments Dropped no responses

Nas cinco espécies de animais do planeta, uma está ameaçada de extinção, segundo a ONU Organização das Nações Unidas), que lançou ontem o “Ano da Biodiversidade”, que é uma campanha cuja meta é chamar os governantes e da própria população para preservar os animais e as plantas.
Confira os animais que estão ameaçados de extinção:

1. Tigre:
Novas pesquisas indicam que há menos de 3,2 mil tigres na natureza. Atualmente, só restam somente 7% do habitat natural destes animais. Os tigres exterminados estão ligados também na falta de informação das pessoas. Nas extremidades da Ásia, acontece a caça dos tigres porque partes do seu corpo são medicinais.

2. Urso Polar:
Ficou conhecido como o símbolo principal dos animais que perdem seu habitat natural por causa do aquecimento global. A temperatura no Ártico por ser elevada, é uma das principais ameaças aos ursos, pois assim como os derramamentos de óleo e os petroleiros na região.

3. Morsas:
Estes são os novos animais a entrarem na lista dos animais em extinção, foram afetadas diretamente pelo aquecimento global. Em setembro de 2009, cerca de 200 morsas foram vistas mortas nas praias do Alasca. As geleiras foram derretendo, e as morsas ficaram sem comida.

4. Pinguim de Magalhães:
O aquecimento das correntes marítimas acabaram forçando aos pinguins a nadarem cada vez mais longe em busca de comida. Por isso, os animaisvem aparecendo com frequência nas praias do Rio de Janeiro, na maioria das vezes doentes ou magros demais. Das 17 espécies de pinguins, 12 estão ameaçadas pelo aquecimento global.

5. Tartaruga-gigante:
Chamada também de tartaruga-de-ouro, sendo um dos maiores répteis do mundo, podendo pesar até 700 quilos, e surgiram há mais de 100 milhões de anos. Cientistas comprovaram que existem apenas 2,3 mil fêmeas no habitat natural – Oceano Pacífico.
Com o aumento das temperaturas, a poluição e a pesca está ameaçando a procriação destes animais.

II – Por que Esterilizar ?

Posted On Friday, January 8th, 2010

Comments Dropped no responses

Esterilizar os seus animais, e ajudando a educar a população sobre castrar é um ato de carinho e responsabilidade. Assim você diminui o número de animais abandonados evitando muitas vezes sacrificá-los.
Uma cadela e seus descendentes anteriores, poderão gerar em 6 anos 73 mil filhotes e uma gata com vida reprodutiva poderá ter até 240 mil filhotes.
Veja o gráfico acima:

Algumas curiosidades:

Depois dos 6 meses os machos e as fêmeas estão prontos para a reprodução;
- O ciclo da cadela é 180 dias;- O cio é de 15 dias;
- Ovulação é 4 dias;
- Gestação de 60 dias.
Cada cadela pode ter 2 partos por ano (16 filhotes ao ano, aproximadamente) e cada felina pode ter 3 partos ao ano (15 filhotes no ano).

I – Esterilização dos animais

Posted On Friday, January 8th, 2010

Comments Dropped no responses

CAWPMZKH

O que é esterilização ?

Consiste numa cirurgia que remove o útero e os ovários, na fêmea e no caso dos machos são os testículos. É um método definitivo. A esterilização serve para impedir que os cães / gatos se procriem.

O procedimento deverá ser feito somente pelo veterinário, estando o animal sob efeito de anestesia geral. Pode ser realizada em qualquer fase da idade do animal, porém os veterinários recomendam que a cirurgia deverá ser feita a partir de 4 meses. A cirurgia do macho é mais simples e rápida, uma média de 5 minutos quanto a da fêmea, a média é 15 minutos.

Hoje em dia, vários veterinários usam nova técnica para esterilização das fêmeas, agora o corte é menor tornando-se rápidas as recuperações.
O preço depende da clínica veterinária; mas o preço é acessível; mas tem ONGs que fazem campanhas de castração com preços menores.

Lembre-se de que ao esterilizar o seu animal, você ajudará a evitar crias indesejáveis e contribuindo para dimuir o número de animais abandonados e sacrificados.

Pessoas se reuniram para o controle populacional de cães e gatos

Posted On Friday, January 8th, 2010

Comments Dropped no responses

cães

Os veterinários e voluntários oferecem ajuda à ONG realizaram-se mutirões para coletar e fazer cadastro de animais de rua que serão realizadas as cirurgias de esterilização nas clínicas parceiras.
Nisso, os resultados principais obtidos com a realização do mutirão são de que as pessoas podem ser concientizadas, proporcionando uma qualidade de vida melhor e o controle populacional de forma comunitária e ética. As cirurgias de esterilização que é feita por veterinários com registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV.

Os animais retirados da rua ou de donos que não possuem condições financeiras, além de fazer a cirurgia, receberão vacina, devolvidos às suas casas e vermifugados ou emcaminhados para a adoção.

VII – Ajuda

Posted On Wednesday, January 6th, 2010

Comments Dropped no responses

rinha crimeS

Se você soube que está acontecendo ou que será realizado uma rinha na sua cidade ou perto de sua casa:
- Nunca vá participar das rinhas;
- Conscientizar as pessoas de que o melhor é denunciar os organizadores da briga, participantes e donos destes animais;
- Distribua panfletos educacionais incentivando a denúncia passando para o máximo de pessoas que puder;

- Ligue para a polícia denunciando sobre o que está acontecendo exigindo a punição destas pessoas (Diga sobre o Art. 32 da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98);
Procure fotografar e/ou filmar os animais e as pessoas antes, durante e após as rinhas e os treinamentos – Que no futuro serão provas e documentos são essenciais para combater transgressões.

VI – Raças de animais envolvidos nas rinhas

Posted On Wednesday, January 6th, 2010

Comments Dropped no responses

0,,12981587,00

VII – Raças que se envolvem nas rinhas:

Cães:

- Boxer;
- Bulldog;
- Bullmastiff;
- Bull Terrier;
- Dogo Argentino;
- Dogue de Bordeaux;
- Mastiff;
- Mastim Napolitano;
- Pitbull;
- Rotweiller;
- Tosa Inu.

VI – Treinamento durante a rinha de cães

Posted On Wednesday, January 6th, 2010

Comments Dropped no responses

treinamento

Os treinadores dos animais deixam os cães passar fome muitas vezes por vários dias, somente com água e comida até visível, mas fora do alcance do animal.
A comida citada em questão são coelhos, gatos e cães menores. Pois quando o cão ‘lutador’ está desesperado com muita fome e sede, o treinador do cão deixa que ataque a presa.
Cães sem raça definida ou até mesmo Pit Bulls que nunca foram treinados, são usados para treinar o cão que irá lutar. Segundo a Sociedade Americana para Prevenção de Crueldade dos Animais, perto de onde ocorre as rinhas, se vêem corpos de outros cães, que acaba sendo feridos até morrer e sendo abandonados depois à sua própria sorte.
É uma crueldade que envolve vários outros animais, além dos cães é claro, que entram nas brigas.

V – Possíveis lugares da Atividade das Rinhas:

Posted On Wednesday, January 6th, 2010

Comments Dropped no responses

possiveis lugares

Os lugares são:

- Garagens;
- Casas abandonadas;
- Ferro-velho;
- Galpão;
- Porões;
- Sítios e fazendas.

E não vá se enganando pensando que não tenha lugares com uma boa estrutura e luxo que não vão acontecer as rinhas. Pelo contrário, há lugares fechados, sigilosos onde movimenta-se muito dinheiro sob uma área cruel, sangrenta e criminosa.

IV – Fatos em relação as Rinhas.

Posted On Wednesday, January 6th, 2010

Comments Dropped no responses

foto

Os animais são obrigados a brigar, até que um dos galos morra ou o dono desistir se os ferimentos forem muito graves.
Geralmente as pessoas que se envolvem em rinhas, na sua maioria tem um passado de atitude violenta ou criminosa com relação à pessoas.

Outro fato também que não é raro as pessoas que se envolvem em rinhas levar crianças para ver as lutas.
Muitas vezes os animais feridos gravemente são abandonados pelos seus donos depois da rinha de galos, porque os gastos com a recuperação dos animais são altamente caros. Por isso, ajudar os animais não lhes interessa.

Créditos:

www.wspabrasil.org/

Rinhas III – Canários

Posted On Wednesday, January 6th, 2010

Comments Dropped no responses

rinha canario lutas

Os dois machos que estão sendo estimulados pelos seus donos disputam uma fêmea até a morte, e por incrível que pareça, o vencedor da rinha não fica com ela. Então, ele é preparado para a próxima luta novamente.

Rinhas II – Galos

Posted On Wednesday, January 6th, 2010

Comments Dropped no responses

Luta de galoss

Estes animais, estão sempre com algumas lâminas de metal afiadas na altura das esporas. Como sempre, os galos são forçados a se combater até a morte para deixar satisfeitos sempre as pessoas que apostam nos seus galos. E se correr do duelo, cair por nocaute, ou simplesmente quebra a asa ou pata, perde na hora.

Está mais do que provável que estes galos de briga só brigam na natureza só pra defender o seu território, e só reagem é claro do mesma maneira que aprendeu com seu dono pois não tem escolha.

Créditos a www.wspabrasil.org

Rinhas I – Cães

Posted On Tuesday, January 5th, 2010

Comments Dropped no responses

rinhas

Os dois cães são colocados para começar a briga. A luta desses cães só acaba quando por acaso o dono do cão desiste. Porém nesses combates tem um tipo de luta chamada “Till Death Us Part” (Significa até que a morte nos separe). Ou seja, a luta acaba quando um dos cães morrem. Na verdade o Cão de Rinha não deixa de ser um cão comum, mas foi ‘treinado pra lutar sendo estimulado’ desde pequeno, para lutar com outro cão, é claro que um cão não tem escolha; somente aprendeu o que o dono ensina. Não adianta culpar o cão pelas atitudes do homem significa o mesmo que ser condenado à prisão, como uma arma sendo usada em um crime.

O que caracteriza os Cães de Rinha:
- As orelhas são muito curtas, às vezes é até amputada.

- Muitas feridas, e machucados frequentes.

- Várias cicatrizes na cabeça, orelha, pescoço e pernas.

- Cicatriz de pontos levados pela rinha e lacerações

- Feridas com sangramentos.

Veja mais no WSPA Brasil;
http://wspabrasil.org/

Uma ONG que cuida do bem-estar animal e contra os maus tratos de animais.

Tráfico de Animais IV – Procedimentos nas operações policiais após apreensão

Posted On Wednesday, December 30th, 2009

Comments Dropped no responses

passaro

Os animais capturados pela polícia não recebem nenhum tipo de atendimento ou socorro após as operações policiais. Na maioria das vezes esses animais permanecem horas em cima ou em volta das viaturas, onde há grande exposição ao sol e da circulação de pessoas, ainda sofrendo com a falta de alimentação e água.

É importante que se tenha a participação de um técnico como um médico veterinário ou biólogo no local onde o animal foi apreendido é indispensável para orientação no transporte e cuidados emergenciais caso o mesmo esteja doente ou ferido.

Outro ponto ideal seria após a operação que se encaminhe os animais para um local apropriado onde possam ser mais bem cuidados e que façam a classificação das espécies.

Seria prudente também se fosse feita um revista na residência do traficante ou comerciante que foi detido, onde certamente haverá maior quantidade de animais silvesrtres.

Tráfico de Animais V – Responsáveis e formas de comércio

Posted On Tuesday, December 29th, 2009

Comments Dropped no responses

TRAFICO-DE-ANIMAIS-SILVESTRES-CETAS

Primeiros intermediários: São pessoas de pouca expressão comercial, são os “mascates”, regatões (barqueiros que transitam pelos rios das regiões Norte e Centro-Oeste realizando escambo de produtos básicos por animais silvestres), donos de barracões (pequenos comerciantes rurais), fazendeiros, caminhoneiros, os motoristas dos ônibus (estaduais/interestaduais) e comerciantes ambulantes que transitam entre a zona rural e os médios e grandes centros urbanos.

Intermediários Secundários: Estão os pequenos e médios comerciantes, que atuam clandestinamente no comércio varejista. São o elo de ligação entre o pequeno comerciante, que transita entre a zona rural e urbana e os grandes comerciantes que atuam no mercado atacadista, voltado para o tráfico internacional.

Grandes Comerciantes: Responsáveis pelo contrabando nacional e internacional de grande porte (estão incluídos os traficantes brasileiros e estrangeiros especializados neste comercio, alguns proprietários de criadouros científicos, comerciais ou mesmo, conservacionistas, e ainda, empresários legalmente constituídos, com conexões no mercado internacional de animais silvestres).

Consumidores Finais: Criadores domésticos, grandes criadores particulares, zoológicos, proprietários de curtumes, indústrias de bolsas e calçados, etc.

A realidade é que são inúmeras as situações, envolvendo vários responsáveis que utilizam todos os meios possíveis e inimagináveis para converter animais silvestres em dinheiro.

Formas de Comércio
1. Feiras livres e feiras de rolo;
2. Depósitos nas residências dos próprios comerciantes;
3. Depósitos desvinculados da residência do comerciante (forma usada para se livrar de um possível flagrante);
4. Sacoleiros;
5. Aviculturas;
6. Pet shops (que muitas vezes servem como fachada);
7. Residências particulares não caracterizadas como depósitos;

Tráfico de Animais VI – Perdas

Posted On Monday, December 28th, 2009

Comments Dropped no responses

animais

O numero de perdas que ocorrem perto do lucro dos traficantes é infimo. Pode se afirmar que de cada dez animais que chegam ao seu destino final, nove perdem a vida no caminho. Apesar das cruéis condições de transporte a que são submetidos, muitos conseguem resistir.

O traficante prefere as espécies de aves mais resistentes, a fim de que a mortalidade de animais seja a menor e seu lucro o maior possível, sem que, claro, deixe de arriscar trazendo espécies mais frágeis.

Das aves provenientes do nordeste as preferidas pelos traficantes são:
- Galo-de-campina (Paroaria dominicana);
- Azulão (Passerina brissoni);
- Canário-da-terra (Sicalis flaveola);
- Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva);
- Corrupião (Icterus icterus jamacai), que apesar de não ser uma ave resistente, é trazido de uma forma ou de outra, já que há grande procura devido seu belo canto e coloração da plumagem (laranja e preto) alcançando um valor inicial de comércio em torno de R$ 60,00.

Dentre as espécies de menor interesse, devido sua baixa resistência, destacam-se: vários tipos de Sporophila (Patativas e Coleiras).

Em relação a primatas e répteis, a taxa de óbitos é praticamente nula.

Tráfico de Animais III – Origem dos animais tráficados, rotas de comércio e transporte

Posted On Monday, December 28th, 2009

Comments Dropped no responses

2216_img_chamada

Origem dos Animais que são Traficados

Nordeste:
- Galo-de-campina (Paroaria dominicana)
- Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva)
- Azulão (Passerina brissoni)
- Corrupião (Icterus icterus jamacai)
- Canário-da-terra (Sicalis flaveola)
- Pintassilgo-do-Nordeste (Caduelis yarreli)
- Coleirinho-do-nordeste (Sporophila albogularis)
- Patativa-do-sertão (Sporophila falcirostris)
- Pássaro-preto (Gnorimopsar chopi)
- Pixarro (Saltator maximus)
- Sagüi-de-tufo-branco (Calithrix jacu) e tartarugas terrestres.

Centro Oeste
- Pássaro-preto (Gnorimopsar chopi)
- Pixarro (Saltator maximus)
- Canário-da-terra (Sicalis flaveola)
- Azulão (Passerina brissoni)
- Papagaios (diversos)
- Tucanos (diversos) e araras (diversas)

Sul
- Tigre d’água (Trachemys dorbigni dorbigni)
- Saíra-sete-cores (Tangara seledon)

Rotas

Dos animais silvestres comercializados no Brasil, estima-se que 30% são exportados. O principal fluxo de comercio ilegal nacional dirige-se da região Nordeste para a região Sudeste, precisamente o eixo Rio-São Paulo. Grande parte da fauna
silvestre, incluindo a flora, é contrabandeada diretamente para países vizinhos, através das fronteiras fluviais e secas. Destes países fronteiriços seguem para países de primeiro mundo.

1º Lugar: Fluxo que parte da região Nordeste;
2º Lugar: Fluxo da região Centro-Oeste, passando pelo Estado de Minas Gerais;
3º Lugar: Fluxo da região Norte, todos convergindo para a região Sudeste.

Transporte

Os meios de transporte mais utilizados são:
1º Lugar: Na carroceria de caminhões com as mais variadas cargas e até mesmo no motor ou embaixo da carroceria;
2º Lugar: Dentro do porta-malas de vans clandestinas, automóveis particulares, ônibus rodoviários clandestinos e de
empresas interestaduais, e ainda, aviões particulares.

Normalmente, os animais, principalmente aves, vêm socados dentro de caixas de sapato e malas onde permanecem por
horas a fio sem água e quase sem ar. Para driblarem a angústia, o medo e a agitação do animal praticam todo tipo de
tortura e crueldade, como a mutilação, cegueira e administração de calmantes e bebidas alcoólicas.

Tráfico de Animais II – Consequências

Posted On Wednesday, December 23rd, 2009

Comments Dropped no responses

07_MHG_rio_iguana

Quais são as consequências do trafico de animais para a fauna?

Para o Ecossistema:

Quando um animal é retirado de seu habitat natural, é como quebrar ou enfraquecer o elo de uma corrente. Claro que apenas um animal não causaria tanto a natureza, mas infelizmente, não é apenas um animal que foi retirado por capricho, são cerca de milhares de animais todos os anos. Só para ilustrar melhor, tenha em mente que um caminhão comum pode ser utilizado para este fim, e que nele, e as vezes com outras cargas, são tranportados cerca de mil espécimes ou até mesmo três mil. Após isso vem a pergunta: Então, quantos caminhões desses estão rodando pelo país? Quantos animais estariam sendo sacrificados e estariam sofrendo, hoje, agora ou durante o periodo de um ano?

Embora pareceça exagero, que essa quantidade toda de animais seja traficada, pense, você ja deve ter visto algum animal que concerteza está ali proveniente do tráfico de animais. Pode ser um papagaio de uma tia, um canário de um conhecido, um passarinho preto ou até um tartaruga, esses animais não são domesticaveis e só estão ali graças a alguém que se dispos a tira-lós da natureza e traze-los de forma cruel em condições precárias para dentro de uma gaiola, condenado a vida inteira sem sua liberdade.

É importante resaltar que um animal tirado da natureza não só fará falta a todo um ecossistema como será mais um que não deixará decentes a natureza, e sendo assim, a quantidade de outros em sua espécie se tornará cada vez menor até que aquele canário, papagaio, cobra e etc deixará de existir e causará sérias consequencias a todo um ecossistema até que essas consequencias cheguem ao ser humano e lhe prejudiquem. O ecossistema é uma corrente onde cada elo faz o seu trabalho, e quando um elo se perde afeta toda a corrente. E como pensar que se eu retiro do ambiente uma espécie que dispersa a semente de determinada árvore pode ser que esta árvore não mais conseguirá se reproduzir e, se suas folhas servem de alimento para determinado tipo de inseto, dentro de alguns anos este também poderá se extinguir. Este inseto podia ser o principal alimento de determinado pássaro que agora também será afetado pela retirada daquela primeira espécie que não possuía uma relação direta com ele.

Para o Animal:

Seu gato ou cachorro não pode mais ser solto em uma mata ou floresta, não existe mais um lugar para a espécie desses dois seres domesticados no mundo natural. Mas para os animais do trafico sim, ainda existem populações que vivem em liberdade e possuem ambientes nos quais podem viver em liberdade.

Qualquer pessoa que possui uma cão sabe a alegria que o mesmo expressa ao saber que vai sair para passear. Mesmo um animal com anos de domesticação ainda se sente mais contente livre do que dentro de casa ou de um apartamento. O que vale para um passáro, que viveu anos em liberdade nunca foi domesticado, e agora mesmo podendo voar é condenado a passar toda sua vida em uma gaiola?

Trafico de Animais I – Introdução

Posted On Wednesday, December 23rd, 2009

Comments Dropped no responses

oncas-pintadas

O Tráfico de Animais:

O tráfico de animais silvestres acontece quando tiramos animais de seu habitat natural para a venda de forma ilícita. Na verdade, animais silvestres não devem ser tirados de seu meio natural, nem com licença e de forma legal e nem de forma ilegal para viver em meio a cidade, como ja diz o nome, este tipo de animal não é domesticavél, e ja está adaptado a vida em liberdade, quando preso a gaiolas ou dentro de casas ou apartamentos, pode sofrer estresse, depressão e até morrer. O tráfico de animais no Brasil representa a terceira maior atividade ilícita do mundo, em termos de recursos mobilizados, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas.

É um tanto difícil calcular o quanto o tráfico de animais silvestres movimenta por ano no mundo, por ser uma atividade ilícita, mas conforme alguns dados, estima-se que alcance U$ 10 bilhões/ano. No Brasil certamente podemos falar em torno de 10 a 15% do comércio mundial, ou seja, o equivalente a U$ 1 a 1,5 bilhões/ano.

Animais em Circos VI – O que pode ser feito?

Posted On Tuesday, December 22nd, 2009

Comments Dropped no responses

rino

Você sabe o que pode ser feito para acabar com esse problema? Saiba o que deve fazer se souber de um circo próximo a sua residência ou local de convívio que use animais em seus espetáculos.
Sempre concientize as pessoas de que é importante proteger os animais de qualquer maus tratos. Maus tratos é crime previsto em lei, no art. 3º do Decreto Federal 24.645/34 e no Art 32 da Lei Federal 9.605/98.

- NÃO vá a circos que usem animais em seus espetáculos;

- Conscientize as pessoas a não irem a circo com essas características;

- Imprima panfletos educacionais e distribua o máximo que puder: Clique Aqui;

- Denuncie, chame a polícia e faça um TC (cite o Art. 32 da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98) onde há lei que proíba. Caso essa lei não exista em seu município, pressione os políticos a promulgá-la. Recolha uma lista de assinaturas em papel com nome, endereço e RG, e entregue-o à Câmara dos Vereadores.

- Fotografe e/ou filme os animais durante o treinamento, nos locais em que ficam alojados, durante e após a apresentação – provas e documentos são fundamentais para combater transgressões.

Lista de Circos Sem Animais

- Cia Clawnesca Cara Melada
- Cia Pavanelli
- Circo da Alegria
- Circo Dança Teatro Intrépida Trup
- Circo Girassol
- Circo Mínimo
- Circo Navegador
- Circo Spacial
- Circo Teatro Musical Furunfunfum
- Circo Trapézio
- Circo Vox
- Circodélico
- Cirque Ahbaui
- Parlapatões, Patifes & Paspalhões
- Sply
- Up-Leon
- Circo Popular do Brasil
- Circo Gran Bartholo
- Trupe Sapeka

Lista de Circos Com Animais

American Country Circu
- Big Circo Mundial
- Circo Di Napoli
- Circo Bartholo
- Circo Beto Carrero
- Circo Bim Bobo
- Circo da Romênia
- Circo de Roma
- Circo Hatari
- Circo Koslov
- Circo Garcia
- Circo Imperial do México
- Circo Moscow
- Circo Real da Espanha
- Circo Rodeio Búfalo
- Circo Stankowich
- Circo Super Star
- Circo Tradição
- Circo Vostock
- Washington Circus

Animais em Circo III – Mais fatos de crueldade

Posted On Tuesday, December 22nd, 2009

Comments Dropped one response

Outros acontecimentos de crueldade com os animais de circos:
1980-2000: No Circo Di Napoli foi feita uma promoção perigosa durante vinte anos: quem bebesse uma lata de cerveja dentro de uma jaula com uma leoa, ganhava doze latas de cerveja como prêmio. Essa promoção só foi suspensa em 2000, depois da morte de um menino atacado por leões de circo.

05 de Setembro de 2000, Jornal Diário Catarinense: Xaxim/SC – Tigre do Circo Super Star morre por falta de comida. O veterinário que o examinou afirmou que o animal tinha desnutrição de último grau. Apesar de receber tratamento, seus órgãos não reagiram. A Polícia Ambiental encaminhou um termo circunstancial do ocorrido para a promotora do Ministério Público em Xaxim.

2001: Foi aberto processo no Ibama contra o Circo Garcia por maus tratos aos seus chimpanzés. Foi denunciado que eles são usados até os quatro anos de idade para entreter pessoas (por aluguel) e, depois disto, são confinados em cubículos para somente procriarem. Depois dessa idade, o comportamento dos chimpanzés não é mais dócil. Os bebês são separados das mães para serem treinados e já, aos adultos, não é permitido socializar.

21 de Março de 2004, Diário Catarinense: Penha/SC – Gato persa morre após cair de uma altura de 20 metros durante apresentação no Circo Beto Carrero.

Julho de 2004: Rio de Janeiro/RJ – Leão, em estado lastimável de saúde, é encontrado no Circo Koslov.

Outubro de 2003: Penha/SC – Morre Madú, elefanta que viveu anos no circo Di Napoli e passou o final de sua vida no Beto Carrero. No laudo dizia que a elefanta morreu com um raio na cabeça, apesar de ter vivido ao redor de uma cerca eletrificada.

Janeiro de 2004: São Paulo/SP – Cerca de 130 animais, do Zoológico de São Paulo, morrem por envenenamento

Junho de 2004: Bauru/SP – Dois tigres-de-bengala, do Zoológico de Bauru, são eutanasiados, pois fugiram e os dardos com tranqüilizantes não surtiram efeito.

Junho de 2004: Matelândia/PR – Morre leão que aguardava transferência após fechamento do Zoológioco de Matelândia.

Julho de 2004, Click RBS: Florianópolis/SC – Dois leões e dois tigres são apreendidos em um circo. Os bichos sofriam maus-tratos diários dos criadores. A fêmea teve suas unhas algumas presas arrancadas, além de está cega de um olho.

Julho de 2004: Sorocaba/SP – Uma onça macho e um leão, do Zoológico de Sorocaba, foram eutanasiados, já que não tinham mais serventia.

28 de Outubro de 2005, Jornal do Commercio: Campo Grande/RJ – Policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente descobriram um leão preso na casa do dono do Circo Koslov, Jésus Mario. “Baby”, de 15 anos, trabalhou no circo e, segundo o dono, estava “aposentado”. Jésus Mario foi autuado em flagrante por maus tratos aos animais e depois liberado.

09 de Julho de 2005, Jornal Vale Paraibano: Campos de Jordão/SP – Dois tigres do Circo Stankowich adoeceram e morreram por conta do frio.

09 de Fevereiro de 2006, Jornal Último Segundo: Itaboraí/RJ – Leão é encontrado com sinais de maus-tratos, dentro de uma jaula enferrujada, em frigorífico abandonado.

01 de Agosto de 2008, Jornal G1: 5 leões apreendidos em um circo em Antonina, no litoral do Paraná, foram levados ao Zoológico de Curitiba. Os leões estavam extremamente magros e machucados. O dono do circo deve pagar multa de R$ 6,5 mil

12 de Agosto de 2008, Uol Notícias: Fiscais do Ibama, funcionários do zoológico de Brasília e policiais militares cumpriram mandado de apreensão de bichos no Le Cirque, circo acusado de maus-tratos aos animais.

Alimentação:
Existe também o fato que alguns circos colocam anúncios em jornais de compra de cães e gatos velhos para darem como alimento aos leões. Outros contratam crianças e jovens de baixa renda para capturarem cães e gatos das ruas, para o mesmo fim!

Fevereiro de 1995, O Circo Balmen dava cachorros e gatos vivos para seus três leões famintos em Diadema/SP, no ABC paulista. Segundo denúncias, quem doasse um animal doméstico podia assistir gratuitamente ao espetáculo circense.

Agosto de 1999, foi publicado em um jornal de Recife, por Marco Bahé, que o Washington Circus (circo mineiro) comprava gatos sob cotação de R$ 1,00 por cabeça. O objetivo era alimentar um casal de leões. O circo estava instalado na cidade de Ibimirim, município do Sertão Pernambucano.

07 de julho de 2001, no Jornal Primeira Mão havia um anúncio do Cico Di Nápoli, no qual se dizia o seguinte: COMPRO GATOS E CACHORROS velhos. Pagamos bem. Rua Miguel Mota, 125 (Celso Borracheiro – Circo Di Nápoli).

Animais em Circos II – Fuga

Posted On Monday, December 21st, 2009

Comments Dropped no responses

0,,20720999-EX,00

Assim como podem ser abandonados, alguns animais conseguem fugir de suas gaiolas. E a fuga desses pode resultar em perigo para outras pessoas e para os próprios também, pois, além de fisicamente e psicológicamente machucados, estes animais podem, por fome ou medo, atacar as pessoas ou ferir a si próprio na tentativa da fuga. Infelizmente, a maioria só se aguarda a morte, seja depois de perseguição pela polícia na captura do animal, ou por ser abandonado pois não há lugar para ele em zoológicos e os cuidados necessários para manter o mesmo, ou então por atropelamento.

14 de Fevereiro de 2000, Jornal O Dia: Itaguaí – Leoa do Circo Real da Espanha é capturada após fuga.

08 de Agosto de 2000, Folha de São Paulo: São Simão/SP – Seis leões, do American Country Circu, fogem e são mortos a tiros de armas e fuzis.

28 de Novembro de 2001: Uma leoa do Circo Fantástico Show fugiu de uma jaula em Paracuru/CE, sendo perseguida pelo Pelotão da Polícia Militar, Ibama, entre outros. A fuga ocorreu em decorrência de um acidente de trânsito com a caminhonete que rebocava a jaula da leoa, que se abriu, permitindo a fuga. A leoa foi morta a tiros pela Polícia Militar no dia 06 de dezembro de 2001.

07 de Dezembro de 2001, Jornal O Globo: Paracuru-CE – Leoa Chitara, fugitiva de um circo, é capturada e morta a tiros.

20 de Março de 2004, Jornal da Globo: Belém/PA – Leão abandonado por circo foge de um sítio. O animal ficava em uma jaula abafada e pequena, de apenas três metros quadrados, quando o mínimo necessário para um bicho do porte dele seria cem metros quadrados.

27 de Abril de 2003, Reuters: Moscou – Dois leões fogem do Circo de Sergueiev Possad após matarem o domador.

12 de Novembro de 2003, Jornal Agora: São Paulo/SP – Bambi, elefanta do Circo Stankovich, foge para a Radial Leste, movimentada avenida da zona leste de São Paulo.

16 de Dezembro de 2005, Jornal A Notícia: Campo Alegre/SC – Urso foge de circo e causa tumulto em Campo Alegre. O animal foi recapturado cerca de duas horas mais tarde, no quintal de uma residência no centro do município.

12 de Maio de 2006, Jornal a Notícia: Palhoça/SC – Elefante foge de um circo.

14 de Novembro de 2006, CBN Curitiba: Curitiba/PR – Pônei foge do Circo Áurea.

03 de Julho de 2007, Agência do Estado: Curitiba/PR – Avestruz foge de circo. O bicho só foi pego porque caiu numa valeta quando fugia por uma BR movimentada.

09 de Dezembro de 2007, Portal Meio Norte.com: Cuiabá/MT – Leão foge da jaula de um circo.

Animais em Circos II – Abandono

Posted On Friday, December 18th, 2009

Comments Dropped no responses

leao20barto1

Veja o que acontece quando os animais, depois de anos de escravidão e maus tratos são submetidos quando, segundos seus donos, não tem mais serventia nos circos.

Abandono de Animais pelos Circos:

Setembro de 1985: Um circo fechou em Campinas/SP e deixou seus dois leões passarem fome e sede. Os animais foram recusados pelos jardins zoológicos paulistas, que alegaram saturação de leões.

Abril de 2000, Jornal O Diário Popular: Atibaia/SP – Circo Bartholo abandona quatro leões dentro de uma jaula, em um terreno baldio da prefeitura, no bairro de Guaxinduva, zona rural de Atibaia/SP.

21 de Abril de 2000, Jornal O Globo: Nova Iguaçu/RJ – Circo Vostok abandona sete leões em condições precárias, em um galpão na Lagoinha, em Nova Iguaçu.

04 de Janeiro de 2003, Folha de São Paulo: Mário Stankovich, proprietário do Circo da Romênia, abandona três leões dentro de duas jaulas, em uma praça no centro Sumaré/SP. 25 de Janeiro de 2003, um dos leões veio á óbito.

06 de Maio de 2002, Jornal Zero Hora: Eldorado do Sul/RS – Circo do México abandona duas leoas dentro de uma jaula, em uma propriedade de Eldorado do Sul, próximo à BR-290.

19 de Abril de 2004, Diário de Pernambuco: Pajeú/Recife – Circo Hatari abandona um urso pardo adulto, dentro de uma jaula, em uma rua próxima ao centro da cidade. O urso estava subnutrido e era alimentado com fubá e água há quatro anos, segundo informações do próprio dono do circo.

Julho de 2005, TV Paranaense: Circo abandona leão em Irati/PR.

18 de Outubro de 2005, TV Paranaense: Circo abandona um casal de leões em uma jaula, em condições precárias. Palmeira/PR

19 de Dezembro de 2005, Jornal Globo Online: Circo abandona cinco leões na caçamba de uma Carreta, no km 40 da rodovia MG-427, que liga Uberaba a Conceição das Lagoas/MG.

23 de Abril de 2008, Paraná Online: São José dos Pinhais/SP – Circo Aurora abandona seis animais, entre eles três cavalos, duas lhamas e um urso.

28 de Junho de 2008, Jornal Folha Online: Votuporanga/SP – Circo abandona leoa em uma carreta.

Animais em Circos I – Introdução

Posted On Friday, December 18th, 2009

Comments Dropped no responses

circos08

Há alguns anos existiam cerca de 3.500 circos com animais espalhados pelo Brasil, hoje, após anos de persistência e luta das entidades de proteção ao meio ambiente, esses circos estão se extinguindo. Infelizmente ainda não se sabe quantos animais são mantidos pelos circos.

A tendência de trocar animais por arte, prejudica não só o animal que está sendo escravizado e mantido em condições precárias, como o proprio artista, pois para cada animal num circo siginifica um emprego a menos, um artista desempregado. É importante que seja proibido o uso de animais em circo, e não fiscalizado, com o a proíbição do uso de animais, haverá mais oportunidades de empregos e o desenvolvimento de novos artistas. Alguns dos maiores e mais respeitados circos do mundo como o nacional Circo Spacial e o canadense Cirque du Soleil, não utilizam animais em seus números e possuem espetáculos belíssimos, são grandes exemplos de que a verdadeira arte não precisa explorar e dominar nenhum ser vivo, muito menos um animal inocente.

Para ajudar a incentivar a proibição do uso de animais em circos, as pessoas devem boicotar os circos que mantém esse tipo de espetáculo, e também que a família eduque suas crianças a respeitar a natureza e mostra-los que a arte dos circos existe sem exploração de animais. Lembre-se que nenhuma criança gosta de ver um animal sofrendo. Toda criança que teve a oportunidade de ver fotos de um animal sofrendo abminou a ideia de presenciar um espetáculo evolvendo os mesmos.

Há municípios que já proíbem o uso de animais em circos. Porém, é de total importância que a sociedade participe. Qualquer pessoa pode colaborar denunciando qualquer tipo de maus tratos e abusos.

Ao presenciar circos com animais, verifique se o munícipio tem lei proibitiva e em caso positivo, chame a polícia. Se o munincípio não tiver lei específica, observe se é possível constatar ferimentos nos animais, subnutrição e mutilação, estresse, maus tratos flagrante, se a constatação for feita, a polícia também pode ser chamada.

Carrocinhas IIV – Atitudes

Posted On Thursday, December 17th, 2009

Comments Dropped no responses

191729

Denuncia de maus tratos por parte dos CCZs ou de donos de animais:

Se você presenciar alguém abandonando ou mal-tratando um animal, você deve denunciá-lo à polícia!

A prática de maus-tratos contra animais é crime previsto no art. 3º do Decreto Federal 24.645/34 e no Art 32 da Lei Federal 9.605/98.

São exemplos de maus-tratos: abandono de animais; mantê-los trancafiados em locais pequenos ou anti-higiênicos ou ainda permanentemente presos a correntes; agredir, espancar, golpear, envenenar ou mutilar um animal; utilizar animais em apresentações públicas que possam lhe causar pânico ou estresse; e não submeter o animal a cuidados veterinários caso adoeça ou seja ferido.

Qualquer cidadão que presenciar crueldades contra animais deve chamar a polícia o mais rápido possível. Não sendo um caso de vida ou morte, o cidadão pode se dirigir à delegacia mais próxima para fazer sua denúncia, de preferência amparado por provas (fotografias datadas) ou testemunhas, ou mesmo solicitar uma viatura pelo 190 em caso de flagrantes. As autoridades públicas são obrigadas a registrar a ocorrência e a abrir uma investigação, que pode requerer laudos e declarações de veterinários ou a realização de necropsias. Como os animais são tutelados pelo Estado, qualquer processo judicial decorrente da denúncia terá seus gastos inteiramente cobertos pelo poder público.

Ou se você tomou conhecimento de que em sua cidade ou próximo à sua residência o CCZ está assassinando animais:

- Vá até a diretoria do Órgão Público e indique a possibilidade de divulgação para adoção dos animais que são capturados;
- Conscientize as pessoas a nunca abandonarem seus animais;
- A nunca adquirir um animal por impulso;
- A nunca chamar a carrocinha;
- Fotografe e/ou filme os animais antes, durante e depois da captura. Principalmente nos locais em que eles são encaminhados pela carrocinha – provas e documentos são fundamentais para combater transgressões.

Carrocinhas IV – Vantagens da adoção

Posted On Thursday, December 17th, 2009

Comments Dropped no responses

quer-ser-meu-amigo

Vantagens de se Adotar um Animal Adulto

- Mais tranqüilos, não latem muito e não choram à noite;
- São mais obedientes por já terem uma capacidade de assimilação maior;
- São mais independentes no caso de ter que ficar sozinhos por algumas horas;
- Dificilmente destroem sapatos, móveis ou coisas dentro de casa;
- Aprendem a fazer as necessidades no local adequado com maior facilidade e velocidade;
- É mais fácil saber, antes de adotar, se ele é quieto, brincalhão, se gosta de correr ou se é mais reservado;
- Você não terá dúvida alguma sobre o tamanho dele;
- Evacuam menos que os filhotes (geralmente 2 ou 3 vezes por dia);
- Se adaptam rapidamente ao ambiente e às pessoas da casa, incluindo as crianças;
- Não precisam de duas a quatro doses de vacinas no primeiro ano como os filhotes (apenas a manutenção anual);
- São mais atentos a chegadas de pessoas; No caso de cães, defendem mais a casa;
- Serão amigos fiéis e eternamente gratos a você

Vantagens de se Adotar um Vira-Lata

- São divertidos, brincalhões e despretensiosos.
- Vivem ganhando concursos de inteligência canina ou felina.
- A mistura de raças torna o virinha mais saudável, porque ele tem maior diversidade genética.
- Alguns bichos de raça, por serem resultado de cruzamento de animais com parentesco, são mais propensos a terem doenças;
- Os viras são ótimas companhias.

Você tem receio de levar um filhotinho virinha pra casa e ele se tornar um cachorrão? Olhe para as patas dele, elas dão boa indicação do porte que o bicho terá quando adulto. Com gatos, porém, não há esse problema. São todos mais ou menos do mesmo tamanho…

Mesmo assim você ainda prefere um cão ou gato de raça? Sem problemas. Cerca de 30% dos animais abandonados são de raça. Existem várias opções de animais, para adoção, adotar depende apenas de você!

Carrocinhas V – Adoção

Posted On Wednesday, December 16th, 2009

Comments Dropped no responses

adoção-de-cães

O programa de adoção tem obtido muito sucesso e acreditamos ser a unica solução imediata para interromper a morte dos animais sadios por atropelamento ou pelos CCZs.

As pessoas interessadas em adotar um animalzinho podem visitar o Centro de Controle de Zoonoses – CCZ de sua cidade, que dispõe de vários‎ animais para a adoção. Basta ser maior de 18 anos, apresentar o RG e um comprovante de endereço.

Exitem ainda vários sites de adoção de animais que podem ajudá-lo a encontrar seu animal de estimação desejado, como por exemplo o site Quero um Bicho (.com.br), este site é administrado e foi desenvolvido pela PEA (Projeto Esperança Animal).

Mas antes de adotar um animal de estimação deve se tomar as devidas precauções e…
- Obter a concordância de todos da família;
- Verificar se há recursos financeiros necessários para manter o bichinho. Ele vai precisar de ração, medicamentos e eventuais cuidados veterinários;
- Verificar se há quem fique com ele durante viagens inesperadas, férias e feriados prolongados;
- NÃO se deve dar animais de presente. Não imponha um animal a quem não fez uma escolha consciente de adotá-lo. Animais não são brinquedos ou objetos, nem presentes!
- NÃO se deve adotar ou comprar um animal de uma determinada raça só porque está na moda, pois a moda passa. Os vira-latas também são maravilhosas companhias.
- Se escolher adotar um filhote, lembre-se: ele é fofinho e pequenininho agora, mas vai precisar de mais cuidados, terá que ser disciplinado e crescerá rapidamente. Se você não tem paciência ou tempo para criar e disciplinar um filhote, adote um animal adulto.
- Os filhotes costumam ser estabanados e precisam ser disciplinados, com carinho, para não roerem, arranharem ou quebrarem objetos e móveis. Seja paciente e deixe-o com muitos brinquedos!
- Lembre que todo bichinho precisa de visitas periódicas ao médico veterinário, de atenção e carinho. Não basta dar só comida e água, é necessário dar amor;
- Estar consciente de que todo animal faz xixi e cocô. Verifique quem vai se responsabilizar pela limpeza da caixa de areia do gato ou do local escolhido por seu cão;
- Animais não podem ficar ao relento, passando frio ou calor. Se ele for ficar no quintal, você terá que providenciar um abrigo fresco no verão e quentinho no inverno. Também não é correto deixar o animal preso ou acorrentado. Animais precisam de espaço, carinho e exercícios;
- Mesmo morando em apartamento, a lei lhe garante o direito de ter animais de estimação. Você só tem que tomar cuidado para não incomodar os vizinhos;
- Considerar a adoção de um segundo animal. Bichos que têm companhia de outros animais são mais seguros e felizes, raramente têm depressão ou tristeza, brincam e se divertem sem ficarem dependentes dos humanos.

Depois de adotar um animal de estimação:
- Assim que o seu amigão chegar em casa, coloque imediatamente uma plaqueta com seu nome e o seu telefone na coleira dele. Se por infelicidade ele algum dia fugir e se perder, será facilmente devolvido a você;
- Pesquise a legislação de sua cidade e, se necessário, faça o RG do animal no Órgão Público Responsável. Com isso, caso algum dia ele seja apreendido pela carrocinha, você será avisado;
- Caso seu bichinho ainda não tenha sido esterilizado, providencie a esterilização o mais rapidamente possível. Dessa forma, você evitará crias indesejadas e estará contribuindo para pôr um fim ao ciclo de abandono de animais;
- É necessário colocar telas de proteção em janelas, áreas de serviço e varandas de apartamentos para evitar quedas fatais ou que provoquem ferimentos muito sérios;
- Mantenha o animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua, principalmente se for sem supervisão de um humano adulto;
- Para os cães, passeios são fundamentais. Mas atenção: só permita que eles saiam de casa acompanhados por uma pessoa responsável. O bichinho deve usar coleira com identificação e guia. A pessoa que conduzir o animal precisa ter força para contê-lo, se ele for de porte grande. Ao passear em vias públicas, recolha e jogue o cocô no lixo;
- Gatos não precisam fazer passeios na rua. Eles vivem muito bem dentro de casa ou do apartamento. Caso tenha que sair de casa com seu gato, use a caixinha de transporte. As ruas urbanas são muito perigosas para gatos soltos e desacompanhados, eles podem ser atropelados ou envenenados. Se você mora em casa, veja a possibilidade de colocar telas de proteção nos acessos para a rua;
- Forneça água, alimento balanceado, abrigo contra o calor, frio e chuva. Jamais deixe seu animal preso e/ou acorrentado;
- Banhe, escove e exercite o animal periodicamente. Gatos de pêlo curto não necessitam de banhos constantes;
- Leve o animal regularmente ao veterinário;
- Mantenha em dia a vermifugação e a vacinação;
- Zele pela saúde psicológica do animal. Dê-lhe atenção, carinho, estímulos e ambiente adequado;
- Se necessário, eduque o animal por meio de adestramento, mas sem agressividade e respeitando suas características comportamentais. Recompensas funcionam melhor que castigos;
- Eduque as crianças para respeitar o amigão da casa. Não as deixe bater, morder, chutar, torcer, puxar ou jogar o animal contra paredes, de escadas e de janelas. Muitos animais que ferem crianças foram agredidos primeiro e só estavam se defendendo. Dê um ótimo exemplo e não maltrate seu animal;
- Quando for viajar para lugares onde não é possível levá-lo com você, deixe-o com um parente ou amigo ou peça que cuidem dele na sua ausência. Em último caso, leve-o em um bom hotel, onde não fique confinado e receba atenção;
- Nunca abandone nenhum animal. Ele corre o risco de sofrer todos os tipos de maus-tratos na rua, como espancamento, mutilações, envenenamento, queimaduras… Ele sentirá frio, fome e sede. Ele poderá ser atropelado, ficar ferido, doente, sentir dor, medo, tristezEZA.


Carrocinhas VI – Esterilização

Posted On Wednesday, December 16th, 2009

Comments Dropped no responses

Cães e Gatos de ambos os sexos e mais todos seus decendentes quando não esterilizados, podem ser responsáveis pela geração de milhares de outros decendentes num curto periodo de tempo e infelizmente não exitem donos responsáveis para cada animal adotado ou comprado.

A esterilização evita além da geração desordenada de novos animais, também evita futuros abandonos, contribuimos para a diminuição de animais exterminados, além de um grande benefício para a saúde da população e dos próprios animais. Essa cirurgia dura em torno de 15 minutos, deve ser feita por um médico veterinário e o animal deverá estar sob o efeito de anestesia geral. A esterilização no macho é mais facil e mais rápida, requerendo menos cuidados no pós-operatório. Já nas fêmeas requer alguns dias de atenção maior após a cirurgia até completar a cicatrização.

Alguns municípios oferecem essa cirurgia gratuitamente ou através de ONG’s. Informe-se em sua cidade.

Vantagens da Esterilização para os Machos
- Diminui as fugas;
- Reduz a demarcação do território (urina fora do lugar);
- Evita agressividade motivada por excitação sexual constante;
- Evita tumores (câncer) testiculares;
- Controla a população de animais, colaborando com a diminuição do número de animais de rua;
- Evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxofemoral, catarata etc.;
- Os animais ficam mais tranqüilos e caseiros.

Vantagens da Esterilização para as Fêmeas
- Evita acasalamentos indesejáveis, principalmente quando se tem um casal de – animais de estimação;
- Evita câncer em glândulas mamárias, ovários ou útero na fase adulta;
- Evita a piometra, uma grave infecção uterina, em fêmeas adultas;
- Evita episódios freqüentes de “gravidez psicológica” e suas conseqüências como infecção das mamas;
- Evita cios;
- Controla a população de animais, colaborando com a diminuição do número de animais de rua;
- Evita doenças transmissíveis por ato sexual ou mordida;
- Evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxofemoral, catarata juvenil etc..

Carrocinhas III – Abandono

Posted On Tuesday, December 15th, 2009

Comments Dropped one response

animais

As estimativas da quantidade de animais abandonados nas ruas não são precisas e nem oficiais. Algumas acreditam que vivam, só na capital paulista, cerca de 200 mil animais, outras acreditam que seja mais de 1 milhão de animais vivendo nas ruas. E muitos desses animais são filhotes e ainda que não pareça verdade, são de raça. Existe um extimativa de que por dia 100 animais são entregues por seus próprios donos ou apreendidos pela carrocinha da cidade de São Paulo.

Os motivos alegados por aqueles que abanadonam um animal são os mais diversos, banais, como que o animal suja a casa, solta pêlo, cresceu muito, ficou velho, doente, que a criança da família enjoou do cão/gato, além de quando há separação, viagens, falta de tempo, entre outros. Isso que mostra quanto a compra ou adoção do animal foi totalmente despreparada e movida pelo impulso. Um animal não é um objeto descartavél, não se pode ignorar sua vida e seus sentimentos.

Além disso, os animais quando abandonados podem ser vítimas de atropelamento, espancamentos, mutilações, passar fome e frio, e também ser apanhado pelas carrocinhas.

O abandono de animais é um ato criminoso e cruel, trás diversas consequências a sociedade, aumento de gastos públicos (pois não há um animal ou 10 animais nas ruas), além do contágio de doenças causadas por animais e acidentes de transito. É importante que a adoção ou compra de um animal seja consciente e que a população seja reeducada sobre esse assunto, além de fazer a esterilização de cães e gatos para evitar a procriação.

Carrocinha II – Canis ou CCZs

Posted On Monday, December 14th, 2009

Comments Dropped no responses

Carrocinha é um nome popular dado aos veículos que os Canis ou Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) utilizam para capturar os animais abandonados. A maioria dos canis possuem infra-intrutura precária, esse é o sinal principal de maus-tratos aos animais apreendidos. Logo após, outro sinal é a má utilização do Cambão, este instrumento é utilizado para a captura dos animais, mas infelizmente na maioria dos casos não é utilizado por pessoas com preparo o que pode ferir o animal, deslocando o maxilar, quebrando patas, causando danos na coluna e até levar a morte, ou seja, o animal já começa desde a captura a ser mau tratado. Os CCZs também encaminham animais para laboratórios e faculdades, contrariando totalmente a legislação brasileira, onde são utilizados como cobaias para experimentos de diversas substâncias ou aulas.

Os Centros de Controle de Zoonoses, de várias cidades do Brasil, ainda praticam o extermínio indiscriminado de cães e gatos sadios sob o pretexto de prevenção da transmissão de doenças de animais para os seres humanos. Na maioria das vezes, adotam metodos dolorosos e não humanitários para dar fim a cães e gatos, como tiro de pistola; eletrocussão; câmara de gas ou descompressão rápida; pauladas; enforcamento e injeções letais.

Além das questões éticas e morais envolvidas no extermínio de animais sadios, estamos falando de dinheiro público sendo jogado no lixo sistemáticamente, e mesmo com todo esses disperdício o extermínio desses animais não dá fim e nem previne a propagação das zoonoses e o nascimento de novas crias, é um método ineficaz e oneroso aos cofres públicos. Conforme conclusão da Organização Mundial de Saúde (OMS), este problema pode se resolvido se houver vacinação sistemática nas áreas de risco de zoonoses e o controle populacional por meio de captura e esterilização, aliados à educação para a posse responsável de animais.

Carrocinhas I – Introdução

Posted On Friday, December 11th, 2009

Comments Dropped no responses

705626-6058-it2

Acredita-se que só na cidade de São Paulo são exterminados mais de 20 mil animais por ano. A captura, guarda e extermínio de animais, geram despesas aos cofres públicos, não resolvem o problema da superpopulação, nem das doenças que são geradas por conta disso, e alimentam um ciclo interminavél de mortes. Além das perdas com acidentes de trânsito causado por animais errantes, despesas com abrigos e cuidados médicos, e despesas com campanhas de vacinação anti-rábicas.

As pessoas sempre acreditaram e acreditam que animais abandonados são todos vira-latas, e então decidem comprar um de raça, porém boa parte dos animais abandonados são sim animais de raça, e que foram abandonados pelos próprios donos, ou por que ficaram velhos demais, cresceram além do esperado ou até mesmo porque ficaram doentes.

O exterminio desses animes é um crime previsto em Lei Federal, além de não resolver os problemas de animais abandonados, de superpopulação, e o combate as zoonoses.

A adoção é um ponto importante que ajudará a cuidar deste problema, além da esterilização dos animais quando filhotes. É bom saber também que maus-tratos e abandono podem e devem ser denunciados! É um crime reconhecido em Lei. Adotar um animal é uma tarefa humanitária, mas também de muita responsabilidade, deve se levar em consideração vários pontos, para que não abandone o animal depois.

Extração de Peles III – Atitudes

Posted On Thursday, December 10th, 2009

Comments Dropped no responses

O que você pode fazer para acabar com essa crueldade, onde para se fazer um casaco mata-se de 10 a 130 animais, dependendo da espécie, apenas para satisfazer o desejo de pessoas que não pensam nos animais, e nem no meio ambiente, ja que prejudica ambos. Existem várias opções que podem ser praticadas para evitar, e acabar com este problema.

Mas então, o que eu posso fazer?

- Pode evitar o uso de produtos que são feitos com peles e/ou penas de animais. (Lã, couro, camurça, nobuck também são peles);

- Imprimir panfletos educacionais e distribua o máximo que puder, conscientizando outras pessoas a seguirem este ideal (Veja no site de PEA);

- Enviar e-mails às confecções, donos de loja e fábrica informando que deixarão de comprar seus produtos enquanto continuarem usando peles de animais;

- Exijir das empresas que parem de confeccionar produtos com peles e comecem a utilizar matérias-primas sem crueldade.

Extração de Peles II – Fatos

Posted On Wednesday, December 9th, 2009

Comments Dropped no responses

Os animais criados em cativeiro para extração de pele passam suas vidas confinados em gaiolas desapropriadas e minúsculas em deploraveis. Isso os leva adquirir comportamentos neuróticos como auto-mutilação, canibalismo, bater com a cabeça nas gaiolas entre outros.

Além disso, sofrem com as alterações genéticas, há deformação e mutações nos orgãos internos e membros, há também a ocorrencia de problemas digestivos (causada pela dieta artificial), lesões e deformidade nas patas. Boa parte acaba morrendo devido ao alto nível de stress.

Quando os animais são capturados para a extração, um em cada quatro, rói a pata na tentativa de escapar da armadilha. Os que escapam, acabam morrendo por infecção, hemorragia, fome, ou até mesmo por ter sido caçado por um predador. E os que não conseguem escapar sofrem por vários dias ou semanas, as vezes acabam por morrer de fome, frio, desidratação ou quando não são atacados por algum predador devido a sua vulnerabilidade.

Pelo menos 5 milhões de animais como cães, gatos, pássaros, esquilos e até mesmo animais de espécies em extinção são acidentalmente apanhados, mutilados e mortos nas armadilhas.

No processo da extração os animais são eletrocutados, asfixados, evenenados, gazeados, afogados ou extrangulados. Nem todos morrem imediatamente, ainda há alguns em que suas peles são extraidas ainda vivos. E em alguns locais para que a pele fique intacta corta se a lingua do animal.

Segundo um estudo da Ford Motor, a produção de um casaco de peles de animais gera grande desperdício de energia em comparação com a confecção de um casaco de pele sintética: gasta-se três vezes mais quando o animal é pego em armadilha e quarenta vezes mais se o animal é criado em cativeiro.

Extração de Peles I – Introdução

Posted On Tuesday, December 8th, 2009

Comments Dropped no responses

Muitas atitudes grosseiras que aconteciam na antiguidade as pessoas como, escravidão, desrespeito as mulheres, portadores de deficiencia, entre outras, hoje ja são consideradas atos de barbaridade, não mais praticados, essa consciencia tomada pelo ser humano é chamada de “Evolução”.

Seguindo este pensamento pode-se levar em consideração que torturar e matar outras espécies também passa a ser um ato de barbarie, e ja não devia mais acontecer.

A Extração de peles, há milhares de anos, quando o homem não possuia outro metodo de se proteger do frio, era necessário para garantir sua sobrevivência, hoje esse ato fútil e desnessário é apenas utilizado para questões de status e beleza, quando a pele do animal é muito mais cara, prejudica não só o animal que morreu como o meio ambiente pelo uso de muitos produtos quimicos tóxicos para manter a pele mesmo com o passar do tempo, além de sua curta durabilidade (apesar desse tratamento).

Ao usar peles e couro sintético, você se mantem na moda, protegendo os animais e a natureza deixando a imagem de que se preocupa com os animais e com o planeta, adquiri um produto de longa durabilidade, de qualidade superior a das peles de animais verdadeiras, melhor qualidade termica, com preço mais accesivél.

Teste em Animais V – Atitudes

Posted On Monday, December 7th, 2009

Comments Dropped no responses

Saiba o que você pode fazer nas aulas praticas e nos testes para acabar com esta crueldade.
Se você gostaria que os testes acabassem, você pode:

- Evitar o uso de produtos testados em animais;
- Conscientizar as pessoas a não usarem produtos testados em animais;
- Imprimir panfletos educacionais e distribua o máximo que puder (veja no site da PEA);
- Divulgar a lista de produtos sem crueldades que pode se encontrado no site da PEA;
- Enviar e-mails às empresas que testam informando que deixarão de usar os produtos enquanto elas testarem em animais;
- Mobilizar as pessoas ao seu redor a fazer o mesmo;
- Exijir das empresas que parem os testem em animais;
- Incentivar à adoção de métodos substitutivos.

E nas aulas praticas, você pode:
- Pesquisar e apresentar alternativas aos coordenadores do curso;
- Denunciar as aulas que inflijam às normas do tratamento ético aos animais e lute para o fim da experimentação;
- Unir-se aos colegas que não são a favor das aulas e formem um grupo de ação;
- Enviar cartas ao professor responsável, diretor, coordenador do centro, ou à algum membro do Comitê de Ética no Uso de Animais (se existir) pela disciplina solicitando métodos alternativos para finalidades didáticas;
- Ninguém poderá lhe banir, reprovar ou prejudicar por se recusar a assistir as aulas (objeção de consciência);
- Fotografar e/ou filmar os animais antes, durante e depois das aulas – provas e documentos são fundamentais para combater transgressões.

Teste em Animais VI – Legislação

Posted On Friday, December 4th, 2009

Comments Dropped no responses

A legislação brasileira apóia a proteção aos animais que sofrem em experimentos, testes e uso em universidades ou escolas.
De acordo com a Lei de nº 9.605, de 13 de Fevereiro, de 1998, as experimentações em animais são ilegais quando existirem recursos alternativos.

Capítulo V – Dos Crimes Contra o Meio Ambiente
Seção I – Dos Crimes contra a Fauna
Art. 32º Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena: detenção, de três meses a um ano, e multa.

  • 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
  • 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Objeção de Consciência
Nenhum aluno precisa participar de aulas que envolvam animais vivos. Nenhum professor, ou diretor, pode puni-los, tirar pontos ou reprová-los por isso, pois você está amparado pela lei. Isso se chama Objeção de Consciência. A objeção de consciência indica o grau de consciência social em um Estado, a liberdade dos cidadãos desse mesmo Estado, bem como a intensidade da intervenção do Estado na esfera particular dos cidadãos. É oportunidade para a prática da democracia. Imprima e leve consigo a lei a seguir, isso lhe garantirá o direito de não fazer essas aulas:

Constituição – Capítulo I – Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

Art. 5º

  • 2º Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei.
  • 3º Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.
  • 6º É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias.

A ação individual é muito importante, porque há pouco histórico de resistência de estudantes à prática de experimentação animal no Brasil. Portanto é um campo novo, em que estudantes como você serão pioneiros.

Teste em Animais III – Alternativas

Posted On Thursday, December 3rd, 2009

Comments Dropped no responses

Existem alternativas oferecidas no meio educacional e na execução de testes que substituem o uso de animais se tornam causas humanitárias e melhores opções. Elas respeitam os animais de não serem submetidos ao sofriemento e mortos e aos estudantes pela liberdade de escolha e opinião, oferecendo visão holística e respeito à vida.

Inovadoras:

A adoção de meios alternativos promove a eduação a um novo patamar, sincronizando a com o evolução tecnológica, contribuindo com desenvolvimento de novos metodos de ensino e acentuando a qualidade do ensino. Com vastas alternativas, em ambiente saudável com o mínimo de confitos negativos, distração e complicação, os estudantes podem aprender em seu próprio ritimo. Muitos métodos humanitários de ensino são simples, previsíveis e repetitíveis, forma que os torna a aprendizagem mais eficiente.

Eficientes:

O uso de alternativas no ensino possibilita o alcance dos objetivos assim como qualquer metodo prático com animais. Além disso, estudos publicados confirmam e provam a eficiência de metodos alternativos e tem mostrado que os estudantes preferem esta opção como metodo de ensino. Os alunos que utilizam este metodo aprendem tão bem quanto, e alguns casos melhor, que os que usam o metodo prático.

Opções alternativas no estudo e teste com animais:

Modelos e Simuladores:

Modelos e simuladores mecânicos são muito úteis para o estudo da anatomia, fisiológia e cirurgica. Vão de modelos simples e baratos à equipamentos computadorizados. Modelos mecânicos como simuladores simuladores de circulação podem oferecer uma excelente visão de processos fisiológicos, e simuladores de pacientes ligados à computadores e manequins, e controles sofisticados de operação estão substituindo cada vez mais o uso de animais no treinamento médico.

Filmes e Vídeos Interativos:

Filmes são baratos, fáceis de se obter, oferecem a possibilidade de repetição e mostram detalhes em closes. A adição de gráficos, animações e elementos interativos favorece seu valor educativo, além de faixas audio-visuais onde os estudantes podem acompanhar uma gravação de um experimento enquanto monitoram os equipamentos que registram os detalhes do experimento.

Simulação Computadorizadas e Realidade Virtual:

A aprendizagem através de computadores não apenas permite a exploração de disciplinas por novos caminhos e em grande profundidade, como também capacita os estudantes para um futuro onde a informação por meio das tecnologias terão um papel dominante. Desenvolvimentos no campo da realidade virtual e simulação computadorizada têm possibilitado o uso de técnicas de imagem de alta qualidade no trabalho de diagnóstico e tratamento no estudo e prática de medicina humana. Com as técnicas disponíveis atualmente, o desenvolvimento de novas alternativas computadorizadas e o aperfeiçoamento de produtos existentes é quase ilimitado.

Auto-Experimentação:

Estudantes de biologia e medicina de muitas universidades participam ativamente em práticas cuidadosamente supervisionadas onde eles são os animais experimentais para o estudo de fisiologia, bioquímica e outras diciplinas. Ingerindo substâncias como café ou açúcar, administrando drogas como diuréticos, e usando eletrodos externos para a mensuração de velocidade de sinais nervosos estão entre os muitos testes que podem ser aplicados em si mesmo ou nos colegas.

Uso Responsável de Animais:

Para estudantes que precisam de experiências práticas com animais, tais necessidades podem ser supridas mais conscientemente, usando animais que morreram naturalmente, ou que sofreram eutanásia por motivos clínicos, ou que foram mortos em estradas. Essas opções ja são aplicadas em diversas universidades para o estudo de anatomia e cirurgia.

Já para estudantes que precisam do uso de animais vivos, a prática clínica é o método mais aplicado. Em alguns cursos de veterinária, por exemplo, a habilidade cirúrgica é aprendida pelos estudantes através de operações severamente supervisionadas em pacientes animais nas clínicas veterinárias.

Estudos de Campo e de Observação:

Existe uma gama ilimitada de práticas alternativas que podem ser aplicadas através do estudo em campo. Animais selvagens e domésticos, e obviamente humanos, oferecem oportunidades para o estudo prático não invasivo e não prejudicial no estudo de zoologia, anatomia, fisiologia, etologia, epidemiologia e ecologia. Tais métodos podem estimular os estudantes a reconhecerem suas responsabilidades sociais e ambientais.

Experiências In Vitro:

Muitos procedimentos bioquímicos envolvendo tecido animal podem ser adequadamente experimentados em cultura de tecidos. Outros métodos in vitro, particularmente em toxicologia, podem ser utilizados microorganismos, cultura de células, substituindo o uso de animais e oferecendo excelente preparação para profissões em pesquisas humanas.

Teste em Animais II – Tipos de Testes

Posted On Wednesday, December 2nd, 2009

Comments Dropped no responses

coelho2 animaltesting

Teste Draize de Irritação nos Olhos:

Este teste mede o quão nocivo pode ser uma substância quimica encontrado em produtos de limpeza e cosméticos, aplicando o produto nos olhos do animal consciente.

O coelho é o tipo mais utilizado neste experimento, por ser de baixo custo, de fácil manuseio e por possuir olhos grandes que facilitam na observação dos resultados. Eles são imobilizados a um suporte, deixando sua cabeça de fora para que não auto-mutilem seus olhos, dai então são aplicados clips de metal em suas palpebras para que os olhos sejam mantidos abertos.

O teste tem duração de 18 dias (o que poderia ser feito em apenas 72 horas), além disso é utilizado os dois olhos para a efetivação do teste e diminuição de custos, o animal, não anestesiado, sente dor intensa, sofre hemorragias, processos inflamatôrios, ulceras e até mesmo cegueira. Por fim, os animais são mortos e para analise dos efeitos internos da substância quimica.

Devo deixar claro que, os olhos de um coelho não são modelo para os olhos humanos já que a estrutura do tecido, bioquimica e espessura das córneas são completamente diferentes, além disso os coelhos possuem dutos lacrimais mínimos, quase não produzindo lagrimas, e o resultado deste tipo de teste é sujeito a uma dupla interpretação, ou seja, que pode ser de consequência grave para um técnico, poderá ser branda a outro.

Teste Draize de Irritação Dermal:

O animal é imobilizado após raparem suas peles (feito com fita adesiva diversas vezes até que a pele esteja em carne viva), aplicam então a substância química para observação do aparecimento de edemas, enrijecimento cutâneo, ulceras e etc.

Teste LD 50:

Criado em 1920 para medir a toxidade de alguns produtos. Este teste tem duração de alguns dias e utiliza em média 200 animais. O animal é obrigado a ingerir a substância pela sonda gástrica, o que muitas vezes leva a morte por perfuração. Os efeitos observados são dores angustiantes, convulsões, diarréia, dispnéia, emagrecimento, postura anormal, epistaxe, supuração, sangramento nos olhos e boca, lesões pulmonares, renais e hepáticas, coma e morte. As substâncias podem ser injetadas por via subcutânea, intravenosa, intraperitoneal, misturada à comida, por inalação, via retal ou vaginal. O teste tem continuidade até que 50% das cobaias morram e os animais que sobrevivem também são mortos.

Nos Estados Unidos, anualmente, cerca de 4 a 5 milhões de animais são mortos com este teste, obrigados a inalar e ingerir produtos como, pasta de dentes, loções, amaciantes de roupa entre outras substâncias altamente tóxicas. E mesmo com substâncias que ja são claramente seguras, os animais são sempre forçados a quantidades que proporcionalmente são impossíveis de serem ingeridas por seres humanos o que leva metade deles a morte. Haja em vista que o resultado deste não é 100% confiavél, e que é afetado pela espécie, idade e sexo dos animais, assim como condições de alojamento, tempo, dia e hora, e administração da aplicação do produto.

Experimentos de Comportamento e Aprendizado:

É o estudo do comportamento de animais depois de submetidos a vários tipos de privação, como: Materna, social, alimentar, de água e de sono. Há também inflição de dor para observações do medo, choques para aprendizagem e indução ao estresse. Muitos desses estudos são realizados atravez da abertura do cérebro em diversas regiões e da implantação de eletrodos nos mesmos, visando estimulo em diferentes regiões para estudo fisiológico. Alguns exemplos são: a retirada da parte do cérebro, e estes animais operados são colocados em labirintos; Animais com eletrodos impantados no cérebro recebem um choque elétrico; Animais com estado meramente vegetativo são deixados durantes dias inteiros em equilíbrio sobre plataformas cercadas de agua para evitar que durmam, entre outros.

Experimentos Armamentitas:

Os animais são submetidos a testes de irradiação de armas químicas (apresentando sintomas como vômito, salivação intensa e letargia). São usados em provas biológicas (exposição à insetos hematófagos); testes balísticos (os animais servem de alvo); provas de explosão (os animais são expostos ao efeito bomba); testes de inalação de fumaça, provas de descompressão, testes sobre a força da gravidade, testes com gases tóxicos. São baleados na cabeça, para estudo da velocidade dos mísseis. Os animais normalmente usados são ovelhas, porcos, cães, coelhos, roedores e macacos. Os testes são executados meramente para testar a eficiência de armas de guerra, e não para aperfeiçoar o tratamento de vítimas de guerra.

Pesquisa de Programa Espacial:

Em geral são usados macacos e cães. Normalmente os animais são lançados ao espaço por meio de foguetes, cápsulas espaciais e mísseis. São avaliados os parâmetros fisiológicos das cobaias por meio de fios, agulhas, máscara e etc. Testes comportamentais e de força da gravidade também são realizados.

Teste de Colisão:

Os animais são lançados contra paredes de concreto. Babuínos, fêmeas grávidas e outros animais são arrebentados e mortos nesta prática.

Pesquisas Dentárias:

Os animais são forçados a manter uma dieta com açúcares durante três semanas ou têm bactérias introduzidas em suas bocas para estimular a decomposição dos dentes. Depois disso, são submetidos aos testes odontológicos. Muitas vezes, têm suas gengivas descoladas e a arcada dentária removida. Os animais mais usados são macacos, cães e camundongos.

Dissecação:

Animais são dissecados vivos nas universidades e outros centros de estudo.

Cirurgias Experimentais e Práticas Médico-Cirúrgicas:

Cães, gatos, macacos e porcos são usados como modelos experimentais para o desenvolvimento de novas técnicas-cirúrgicas ou aperfeiçoamento das já existentes. Cirurgias toráxicas, abdominais, ortopédicas, neurológicas, transplantes são constantemente realizadas sem nenhum uso de anestesia.

Experimentação Animal na Educação:

São várias as finalidades dos experimentos realizados com animais em universidades brasileiras: Observação de fenômenos fisiológicos e comportamento a partir da administração de drogas; estudos comportamentais de animais em cativeiro; conhecimento da anatomia interna; e desenvolvimento de habilidades e técnicas cirúrgicas. Os experimentos são comuns em cursos de Medicina Humana e veterinária, Odontologia, Psicologia, Educação Física, Biologia, Química, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica. Essas práticas vêm sendo severamente criticadas por educadores e profissionais. Seus argumentos são de ordem ética e, em alguns casos, técnica, levantados em favor de educação mais inteligente e responsável.

Testes em Animais I – Introdução

Posted On Tuesday, December 1st, 2009

Comments Dropped no responses

rabbit-test-02 12_MVB_edu_medicina4

É importante saber que dois fatores estão envolvidos neste processo. Que além do teste de produtos realizados em animais, pode ocorrer a Vivissecação do mesmo, ou seja a dissecação de animais vivos para estudo.

O teste feito em animais é um experimento com intenção de obter um resultado no comportamento de algum medicamento, cosmético ou qualquer outra ação de substância química. O teste é geralmente realizado sem o uso de anestésicos, e pode ou não envolver o ato da vivissecção. Além deste agravante, pode-se e deve-se, levar em consideração o fato de que o animal é um ser vivo, e assim como o ser humano, ele merece respeito e proteção e não que por ser irracional que não sinta dor, medo e tudo mais que possamos sentir.

Deve-se considerar também que apesar do animal possuir muito em comum com o ser humano isso não justifica que o teste feito nele terá o mesmo resultado em nós, pois enquanto um microorganismo nocivo vive em seu corpo e não o causa nada, e ja no humano pode levar a morte, o mesmo raciocinio serve a qualquer componente químico testado em animais. Exemplos disso são: As pesquisas feitas para a primeira vacina contra Pólio e Raiva deram resultados positivos em animais, porém mataram as pessoas que receberam a dose. E também as drogas Talidomida e DES que foram lançadas no mercado ápos o teste em animais e que causaram grandes estragos em milhares de pessoas.

Essas são provas de que em nada compensa esse tipo de teste, tanto quanto para o resultado, que não garante de estar errado ou certo, quanto para os próprios animais, que sofrem por isso mesmo dando um resultado negativo para as pessoas, e para as proprias pessoas, que também correm este risco.

Jovens protestam contra uso de peles de animais trancados em jaulas

Posted On Saturday, November 28th, 2009

Comments Dropped no responses

protesto-animal

Ontem jovens protestaram contra o uso de peles de animais trancafeados em jaulas no meio da Avenida Paulista. O manifesto foi consequência da “Sexta-feira Mundial Sem Pele” que ocorre em mais de 40 países. A data foi criada pela IAC International Anti-fur Coalition.

(Foto de Vagner Campos/Futura Press)

Sexta-feira Mundial Sem Pele na Índia

Posted On Friday, November 27th, 2009

Comments Dropped no responses

protesto-animal-2

Militantes da ONG Peta se fantasiaram de macacos na capital indiana no dia de hoje. A ONG acusa o Instituto de Ciências Médicas da Índia de realizar testes em animais e dezenas de ovelhas, macacos, porcos, coelhos e ratos são usados para pesquisa em um dos institutos mais renomados da Índia.

protesto-animal-3

(Foto: Raveendran/AFP)

Adoção de animais – Alguns cuidados

Posted On Friday, November 27th, 2009

Comments Dropped no responses

Adoção de animais

- Uma decisão séria

Antes de adotar um animalzinho de estimação é necessário pensar bem. Essa é uma atitude muito bonita mas deve ser responsável também. Algumas considerações que você deve pensar sobre: Há espaço suficiente para o animal em seu lar? Sempre terá alguem para cuidar do animal quando você não estiver presente? Esse desejo continuará durante toda a vida do seu cão/gato?

Enfim, são muitos cuidados e muita atenção que você deve dar ao seu animal de estimação. Se tudo isso estiver ok, não pense mais. Adote um cão/gato que você mais se identifique. E não limite-se apenas a filhotes, animais já crescidos dão tanta companhia quanto filhotes e necessitam de menos cuidados iniciais (vacinas, cuidados especiais) o que facilita para algumas pessoas.

Você deve ter em mente também que a média de vida desses animaiszinhos são de 15 anos, portanto durante toda sua vida deve ser dada a atenção e cuidado que ele merece, assim como ele vai retribuir tudo isso dando carinho e amor incondicional a você.

Vale lembrar também que todo animal deve ser vacinado. Filhotes devem ser vacinados apartir dos 45 dias de vida contra as principais doenças e os respectivos reforços devem ser dados anualmente.

Com tudo isso fica garantida o bom tratamento do seu animalzinho, além de ajudar o próprio cão/gato você ainda ajuda a sociedade a dar uma melhor vida aos animais abandonados.

Dicas sobre como cuidar do seu cão

Posted On Thursday, November 5th, 2009

Comments Dropped no responses

O que é melhor do que ter um cãozinho como melhor amigo, oferecendo carinho, amor e amizade incondicionalmente? Pois é, por isso confira abaixo algumas dicas para cuidar do seu amiguinho.


Alimentação

alimentacao

Forneça ao seu cão uma ração de qualidade e de preferência adequada para sua raça e a idade. Não acostume-o com comida normal, a ração obtém todos os nutrientes necessários para uma boa saúde.


Higiene e banho

dicas-para-cuidar-do-seu-cao

Sempre deixe seu cachorrinho bem limpo, dando banho pelo menos 1 vez por semana, escovando se necessário e sem deixar cair água dentro do ouvido. Uma boa dica é tapar o ouvido com algodão para que não entre água. Deixe sempre a unha de seu cão cortada e caso necessário retire o pêlo de dentro do ouvido também. Alguns pet-shops fornecem esse serviço de graça. Com relação a perfumes, use somente os apropriados para cães.


Adestrando e ensinando

adetrando

Desde filhote o cão deve ser ensinado a fazer suas necessidades em determinado lugar da casa. Uma boa dica é sempre que pegar o cãozinho fazendo em lugar errado, mostre para ele que ali não é o local adequado e leve-o até onde deve ser feito, dessa forma em algum tempo ele irá entender que ali é o local adequado. Também há produtos que auxiliam você nessa tarefa como essenciais especiais que fazem o cão urinar em algum local.

Mais dicas serão passadas nos próximos artigos, fique ligado e dê ao seu cãozinho todo carinho e cuidado que ele merece.




Um comentário:

  1. Oi Milena, adorei seu blog e a força como você aborda os temas que envolvem os animais. Eu adoro animais, e acho o cumulo do ridículo a tortura que fazer com eles, para que sejam feitas roupas para essas madames filhas da puta vestirem. Não deixa teu blog morrer tchuca!! e parabéns!

    ResponderExcluir