terça-feira, 15 de junho de 2010

o mundo


Mundo é um nome para o universo que os seres ocupantes da Terra visto de um ponto de vista humano, como um lugar habitado por seres humanos. Frequentemente é usado para querer dizer a soma de experiência humana na história, ou a 'condição humana' em geral.

Especialmente num contexto metafísico, também pode referir a tudo que compõe a realidade, o universo.

[editar] Uso

O mundo distingue o planeta inteiro ou a população de qualquer país ou região em particular: negócios mundiais são esses que pertencem não só a um lugar mas ao mundo inteiro, e história mundial é um campo de história que examina acontecimentos de uma perspectiva global (além do aspecto nacional). A terra, por outro lado, refere-se à planeta como uma entidade física, e distingue de outras planetas e objetos físicos.

Em teologia cristã, o 'Mundo' conota a ordem mortal corrupta da sociedade fora da comunidade de crentes. Frequentemente é citado ao lado da carne e o Demônio como uma fonte de tentação que cristãos devem fugir. O adjetivo mundialmente refere-se a mundo neste sentido: O 'mortal', 'banal', 'dedicou aos interesses deste mundo'.

O 'mundo' também pode ser usado como um adjetivo, querer dizer 'global', 'relacionando ao mundo inteiro', formando usos tal como comunidade Mundial ou nacional.

Por extensão, 'mundo' pode referir a qualquer planeta ou corpo celestial, especialmente quando é pensado de como habitado.

No estudo de religião e mitologia, o Submundo é um lugar frequentemente pensado como um sub-plano do mundo, agreste onde as almas vão após a morte. Em algumas mitologias havia numerosos submundos, como a católica à escolha do que dependeu da virtude da alma ou dos valores: os Campos Elísios.

O 'mundo', quando qualificado, também pode referir a um território particular da experiência humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário